Intercâmbio Voluntariado na Costa Rica

Olá Pessoal,

    Dando continuidade a nossa temporada de posts sobre intercambio, Intercambio entre nos, hoje vamos falar de um intercâmbio voluntário da  A AIESEC que é uma organização "formada por jovens que se preocupam em liderar um impacto positivo na sociedade em que vivemos, a partir da promoção da paz, igualdade, tolerância e bem-estar social."
 Eles são a  maior organização mundial gerida por jovens reconhecida pela ONU e disponibilizam esse intercâmbio voluntário em cerca de 120 países e territórios no mundo.

Quem teve a experiência foi a Karine.
 Brasileira, de São Paulo, ela veio contar mais detalhes dessa aventura na Costa Rica para vocês.

  Vulcão izaru - Costa Rica (Fonte: Arquivo Pessoal)
                                                      
Meu nome é Karine e vim falar pra vocês sobre o intercâmbio voluntário que realizei no começo do ano de 2018 na Costa Rica. Viajei pelo programa Global Volunteer da Aiesec, onde você passa de 6 a 8 semanas voluntariando em um país de sua escolha que a Organização disponibiliza.

 A Aiesec possui escritórios em muitas universidades no Brasil, eu fiz tudo online, mas pra quem preferir pode conversar com eles e entender melhor o conceito do programa caso haja algum escritório físico perto de você.
Durante o tempo do seu intercâmbio é oferecido acomodação e refeição por conta da Aiesec. Porém, passagens, seguro-saúde e outras despesas são por conta própria do intercambista. É importante frisar que é um intercâmbio voluntário, sendo assim na há remuneração além de impactar positivamente o mundo que vivemos, ajudando as classes menos favorecidas.

Falando sobre o projeto, o que fiz chama Global Voice Education, eramos um grupo de voluntários também de outros países, ensinávamos inglês para as crianças carentes da capital do país, San José.  
Além de ensinar inglês, podemos também aprender um pouquinho de espanhol.  


Alunos do curso de ingles onde a Karine lecionou.
(Fonte: Arquivo pessoal).

Obs.: Vale destacar que a Aiesec possui inúmeros projetos pelo mundo todo, sendo assim, você pode buscar o projeto pelo país e o projeto que mais tem a ver com você.


Foi muito gratificante mesmo que em pouco tempo, poder ensinar e agregar algo na vida de cada criança. Além dos idiomas, compartilhamos cultura, levamos bandeira e doces dos nossos países e foi uma experiência incrível. 


Por que a Costa Rica?


       Heredia,uma das 7 províncias do país. 
   (Fonte: Arquivo pessoal).

Eu escolhi a Costa Rica porque queria aprender um pouco do idioma espanhol, mas acabei me surpreendendo muito com o país que é repleto de belezas naturais. Lá eu pude conhecer muitas praias, parques nacionais, vulcões, além de conhecer os costarriquenhos (conhecidos como ticos), que são muito acolhedores e receptivos.


Sobre a Costa Rica:

A Costa Rica fica na América Central e é conhecida como o país mais feliz do mundo. Devido a isso eles têm um lema chamado “pura vida”
Se você está feliz, se aconteceu algo muito bacana ou até mesmo para cumprimentar alguém você pode utilizar essa expressão.  
Nunca passou pela minha cabeça viajar para a Costa Rica, nem mesmo a passeio. 
Agora que conheço, o que mais faço é recomendar a visita...É de tirar o fôlego.


Fonte: Google Maps

Colones, moeda local. (Fonte: Arquivo pessoal).

O país não tem um custo muito barato, porém é possível fazer viagens econômicas. Uma vez que o país é vizinho de países como Panamá, Guatemala e Nicarágua, após a estadia na Costa Rica, muitos viajantes incluem esses países no roteiro.

Por do Sol em Tamarindo. (Fonte: Arquivo Pessoal).

Mas e os requisitos?

Para participar da AIESEC é necessário ter entre 18 e 30 anos e ser universitário (ou formado em, no máximo, 2 anos). Além disso, tem que  saber o inglês e espanhol,no mínimo o básico. 
Essas são orientações para todos os escritórios da nossa organização no Brasil. No entanto, os escritórios podem exigir outros requisitos do interessado.
 Vale a pena consultar o telefone de contato do seu escritórios de interesse.

 
Grupo de voluntários. (Fonte: Arquivo Pessoal).

Você pode entrar em contato direto com a AIESEC clicando aqui.

Espero ter compartilhado o suficiente dessa experiência para que você possa pensar em investir nesse tipo de intercâmbio também.



Playa Conchal e Punta Uva.


#PuraVida ❤🇨🇷✨
#intercambioentrenos
#viagensentrenos
#vidadeintercambista



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mochilão Bolívia - Parte 01

Roteiro 3 dias em Boston - Estados Unidos 🇺🇸

Quer acampar com glamour? Conheça 9 glamping pelo mundo!