Roteiro 4 dias Chapada dos Veadeiros


Vocês conhecem a Chapada dos Veadeiros? Ainda não?

Então vamos mostrar um roteiro bem rapidinho de feriado para conhecer parte desse lugar incrível.

Vem ver...



A chapada dos Veadeiros fica no coração do Brasil, no estado de Goiás, na natureza do cerrado. Águas puras e cristalinas se apresentam na forma de nascentes, poços, rios e cachoeiras. 
Na região, é possível encontrar várias cachoeiras com as mais variadas alturas. Para chegar a algumas delas, é necessário percorrer trilhas que variam de 2 km a 12 km, considerando a ida e a volta. Alguns dos caminhos são planos em grande parte e bem sinalizados, enquanto outros apresentam nível de dificuldade mais elevado por terem terreno íngreme e acidentado, tendo a necessidade de contratar um guia local.
 Este, que hoje é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, já era o mais antigo patrimônio geológico do continente: o parque está localizado sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, formado há cerca de 1,8 bilhão de anos. Já a fama esotérica presente na região é motivada, entre outros fatores, pelo paralelo 14, linha imaginária que atravessa Machu Picchu, no Peru, e também corta Alto Paraíso em Goiás. 

Segundo os místicos, esses fatores protegem a cidade de desastres naturais e proporcionam boas vibrações. Com isso, centenas de pessoas buscam a região para meditar ou até mesmo esperando um contato com extraterrestres.
Alto Paraíso esta localizada há apenas 230km de Brasília. Nos 648km² que compõem a área do parque, encontramos impressionantes atrativos naturais que dão fama à região, como os Saltos do Rio Preto, a Catarata dos Couros, o Vale da Lua e a Cachoeira de Santa Bárbara. Mas há muitos outros atrativos no diversificado cardápio turístico da Chapada dos Veadeiros. O acolhimento dos turistas fica por conta dos simpáticos moradores de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso, os principais municípios do parque e verdadeiros refúgios dos viajantes. Há um paraíso natural de cânions, rios, cachoeiras e vales, só à sua espera.
A melhor época do ano para ir á Chapada dos veadeiros é de maio á outubro, pois de novembro á abril é o período de chuva, quando aumenta o risco de tromba d'água.



E ai, essa prévia já deu vontade de conhecer?

Então vamos ao roteiro de três dias para você se apaixonar de vez:
Pegamos uma promoção de aéreo saindo do RJ para Brasília no feriado de finados 01/11 á 04/11.
Logo que chegamos ao aeroporto já alugamos nosso carro e botamos o pé na estrada rumo á Alto Paraíso - GO.
Ficamos hospedados em Alto Paraíso, no Hostel Casa Gentileza (@casagentileza) e fomos muuuito bem recepcionados e bem tratados o tempo inteiro. 




Na sexta feira dia 02/11 – CACHOEIRA DOS COUROS

Saímos ás 8h, tomamos café da manhã na padaria em frente á rodoviária de Alto paraíso (tudo muito bom recomendo), encontramos com o guia ás 9h e fomos para a Cachoeira dos Couros.

OBS: O guia agendamos o primeiro dia com ele desde o RJ por recomendação de amigos, foi o @river_mello.

Couros fica á 50km de Alto paraíso, a trilha do Mirante dos Couros mais a trilha para chegar aos poços para banho é de 6km, ida e volta.

 MIRANTE DOS COUROS

CATARATAS DOS COUROS (ÚLTIMAS QUEDAS)

CATARATAS DOS COUROS (AS PRIMEIRAS QUEDAS)

O nível da trilha vai de mediano á difícil e é necessário um guia local para orientar e ser mais seguro.

O preço médio de um guia é 40 reais por pessoa (no caso de grupos), para passeios de dia inteiro, como este. 
Geralmente os Hostels tem contatos de guias para indicar.
Depois da trilha paramos para comer no meio do caminho num restaurante de comida caseira maravilhoso, Restaurante Panela de Barro, que deu 20 reais por pessoa, com direito a uma coca cola bem geladinha, rede e Wifi hahahha.
Ainda ganhamos uma porção de arroz de Pequi, fruto típico da região para experimentar. Eu adorei.


NINGUÉM ESPEROU EU TIRAR FOTO DA COMIDA KKKK, MAS TINHA BIFE, PEIXE, GALINHA CAIPIRA, SALADAS DA PRÓPRIA HORTA DELES, ARROZ BRANCO, FEIJÃO, FAROFA E BATATA)

 ARROZ DE PEQUI


As noites geralmente são bem animadas na avenida principal de Alto paraíso e mais ainda em São Jorge, que é onde acontecem as nights locais.

No dia 03/11 – MIRANTE DA JANELA / PISCINAS TERMAIS

Acordamos ás 8h, fizemos nosso café da manhã e os lanchinhos para a trilha no hostel e partimos para São Jorge, onde começa á trilha do mirante da janela.
No caminho para São Jorge você encontra um Mirante na estrada para admirar o Jardim de Maytrea, lindo demais.

JARDIM DE MAYTREA



Depois das fotos, partiu continuar o nosso caminho. A trilha Mirante da janela inicia á 36km de Alto Paraíso, o local tem estacionamento e é pago 15 reais por pessoa para entrar no parque, a um simpático senhor que fica em uma casinha, encontrada depois de uns 10 minutos de caminhada do estacionamento, mais conhecido como “aeroporto dos discos voadores” kkkkkk.

São 8km de trilha já contando ida e volta. O nível é considerado de fácil á médio, a trilha é aberta e bem sinalizada. Se você sabe se virar bem e já está acostumado a fazer trilhas, não tem necessidade de contratar guia. Leve chapéu, bastante protetor solar, repelente e muita água.
No caminho do mirante você passa pela cachoeira do Abismo, linda com sua borda infinita como uma piscina. Pena que nessa época do ano (novembro), ainda não esta cheia, pois ainda esta começando a chover para subir os níveis das cachoeiras.

   
 CACHOEIRA DO ABISMO (FOTO DA INTERNET) 

A clássica foto do mirante da janela é feita em uma formação natural de pedras sobrepostas como uma janela mesmo e que por um toque delicado da natureza as cachoeiras dos saltos do Rio Preto, ficam bem no meio da “janela”, dando ainda mais magia ao local e beleza ás fotos dos aventureiros que chegam até lá. Um dos saltos tem 120 metros de altura e a outra cachoeira possui 80 metros.
Existe também a trilha dos saltos, que pode ser feita no mesmo dia da trilha do mirante da janela.
Uma dica é, não vá com pressa, vá com tempo para parar, respirar, tirar fotos e admirar o lugar com calma e com a alma.
O cerrado é um lugar mágico, cada planta, cada animal está ali para propósitos da natureza, nada é ou esta á toa, não destrua ou suje o local, seja consciente o cerrado precisa da ajuda de todos para sobreviver a cada dia.

MIRANTE DA JANELA
EM CIMA DO MIRANTE

A programação pós trilha do mirante era o Vale da Lua, porém não conseguimos fazer pois já terminamos a trilha do mirante de baixo de chuva e não é recomendado ir ao Vale da Lua com chuva pois as pedra são escorregadias, há perigo de morte mesmo, então descartamos infelizmente a visita. 
A visita ao vale da lua custa 20 reais e fica á 30 km de Alto Paraíso, a trilha para chegar ao vale é de aproximadamente 1,2km, ida e volta, muito fácil né?


VALE DA LUA (FOTO DA INTERNET)

Mas no lugar do vale da lua fomos para as piscinas termais que ficam á 10km de São Jorge (de onde estávamos), são vários clubes com piscinas termais, escolhemos o Morro vermelho, custa 20 reais a entrada, tem estacionamento e restaurante.
No morro vermelho são três piscinas termais e uma jacuzzi. Vale muito a pena a visita, abre de 8h ás 22h. Não importa se esta chovendo as águas termais relaxam e esquentam seu corpo, é bom demais. Você ainda pode levar bebidas e lanches para o entorno da piscina e ficar lá aproveitando o dia inteiro, é um programa muito legal para fazer tanto em casal, quanto com a galera.

PISCINA TERMAIS (FOTO DA INTERNET)



Dia 04/11 – FEIRA ALTERNATIVA / CACHOEIRA DOS CRISTAIS

No ultimo dia fomos tomar café da manhã na feira alternativa.
Muitaaa coisa gostosaaaa, ai meu Deus comi muito kkkkkkkkkkkk
Comidas com ingredientes locais, vegano ou com carne, apimentado, frito ou assado, para todos os gostos. Ainda tinha os artesanatos locais liindos de viver, roupas estilo alternativo, produtos naturais orgânicos (frutas, legumes) e musica ao vivo.

Quem ai teria coragem de comer coxinha de jaca com massa de mandioca?
Hahahhaha siiiim, gente é uma delicia, é sério.






Depois de comer bastante, partimos para cachoeira dos cristais.
Fica á 7km da cidade de Alto Paraíso e muito cuidado para não passar direto, pois a entrada é bem escondidinha. A cachoeira fica em um sítio, pagamos 20 reais por pessoa para entrar, tem estacionamento e restaurante. O restaurante que tem nesse sítio é o Vendinha 1961, tem também no centro da cidade, conhecido pelo melhor pastel de Alto Paraíso, vale a pena provar em.
No decorrer da cachoeira existem vários poços para banho, o primeiro foi o que eu achei melhor, o Poço da vovó.


POÇO DA VOVÓ

A parte da cachoeira dos cristais também é muito boa fica á 400 metros de trilha do primeiro poço, se prepara porque o negócio é gelado em hahahahaha.

CACHOEIRA DOS CRISTAIS 

Um pouco mais distante 1,7km a Cachoeira Água Fria, também é muito bonita.




 CACHOEIRA ÁGUA FRIA (FOTO DA INTERNET)


PARA CHEGAR A ALTO PARAÍSO

PORTAL DE ENTRADA DE ALTO PARAÍSO

De avião - O aeroporto mais próximo é o de Brasília, que fica a 230 quilômetros.
De carro - por Brasília, você deverá acessar a BR-020, na direção de Sobradinho e Planaltina de Goiás e depois pegar a GO-118.
De ônibus - partindo de Brasília a Empresa Real Expresso faz o trecho, partindo de Goiânia a viação São José do Tocantins faz o trecho.

Bom isto que escrevi e mostrei, é somente uma pequeníssima parte do que é a Chapada dos Veadeiros, vou listar algumas das outras atrações existentes e famosas, informações sobre elas você pode obter na internet ou mesmo quando chegar por lá: 

• Cachoeira Santa Bárbara

• Cachoeira Loquinhas
• Cachoeira Anjos e Arcanjos
• Cachoeira do Poço Encantado
• Cachoeira do Macaquinho
• Cachoeira Raizama
• Cachoeira do Segredo
• Cachoeira do Abismo
• Rio das Pedras



Estarei de volta a Chapada dos Veadeiros em Maio por uma semana do dia 7 ao dia 14, acompanhem pelo instagram @viagensentrenos e pelo @karenvieraa.
Tão logo as dicas virão para o blog também, com novas experiências sobre esse lugar fantástico.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mochilão Bolívia - Parte 01

Roteiro 3 dias em Boston - Estados Unidos 🇺🇸

Quer acampar com glamour? Conheça 9 glamping pelo mundo!