Intercâmbio na África do Sul - Cidade do Cabo


PLANEJAMENTO INTERCÂMBIO NA ÁFRICA DO SUL - CIDADE DO CABO




Quando falamos em fazer intercâmbio para estudar inglês os lugares que vem na mente da maioria das pessoas são: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Sim, esses são os principais locais e mais procurados por intercambistas Brasileiros que pretendem somente estudar para aprimorar o idioma.
Eu nunca gostei de ir pela maioria, sempre fui do contra rs e queria escolher um lugar diferente e principalmente que eu não passasse frio, odeio frio.
A época do ano que eu queria viajar era fevereiro, porque queria comemorar o meu aniversário viajando e nessa época na América do norte e Europa é inverno né, as opções que restaram foram Austrália e Nova Zelândia.
Então comecei a pesquisar sobre os dois países e me apaixonei pela Nova Zelândia, estava decidida, era perfeito, a moeda não tão cara, muita natureza como eu gosto, lugar sem violência e o melhor era o clima parecido com do Brasil, fui até a agência IE intercâmbio e fiz a cotação, voltei feliz pra casa até que, comecei a procurar passagens aéreas e ai começou meu pesadelo. As passagens para Nova Zelândia naquele verão estavam batendo 7 mil reais, eu não tinha esse dinheiro só para passagem, isso acabou com todo planejamento, voltei a estaca zero.
Bem desanimada voltei até a agência para comunicar que esse não seria mais o meu destino e conversar com a consultora para ver o que eu poderia fazer. Enquanto eu aguardava ser atendida peguei uma revista da agência para ler onde falava sobre a África do Sul, naquele exato momento já me apaixonei eu podia contar com uma moeda desvalorizada em relação ao real, um local totalmente litorâneo e com o clima também igual do Brasil, sol, sol e mais sol hahhahaha do jeito que eu gosto.
Ali mesmo a consultora já fez a cotação sobre a Cidade do Cabo (Cape Town) e já pedi logo pra ela olhar as passagens pra não me iludir hahhaha. Foi a que me apaixonei de verdade e decidi que aquele era o lugar perfeito pra eu passar o mês mais feliz e mais inspirador da minha vida.
Sim, um intercâmbio muda toda sua vida e toda a sua história, você se torna uma pessoa melhor, com outros conceitos e sem medo do diferente, pelo contrário, apaixonada pelo diferente, viciada pelo desconhecido. É intenso, é muito maravilhoso.


Vista da varanda do meu quarto na acomodação da escola.


PREPARAÇÃO




Eu fechei o intercâmbio na agência faltando seis meses para a viagem, mas já estava frequentando a agência á mais tempo hahahaha.
A galera da agência IE de Niterói foi super sensacional comigo em relação á formas de pagamento e contato para saber se eu precisava de mais alguma coisa sempre.

O que fechei com a agência?

-Pacote de aulas intensivo 6h de aula por dia (manhã e tarde, de segunda á sexta).
-Material de estudo (inclui livros, caderno e mochila da escola).
-Hospedagem em quarto compartilhado nas dependências da escola (Lal School), com café da manhã.
-Seguro viagem (minha mãe mandou colocar o pacote completo que traz até o corpo de volta pra casa, diz ela que não sou confiável kkkkkkkkkkk).
-Transfer (chegada: Aeroporto x escola, partida: escola x aeroporto).
-City tour
-Cartão Visa Travel Money
Duração do intercâmbio de 30 dias.
O Intercâmbio deu em torno de 4.400,00 (seis mil reais).

COMO LEVEI MEU DINHEIRO

Pesquisei demais antes de viajar, em sites, blogs de viagens e em grupos de mochileiros para saber tudo que iria precisar.
A galera recomendava bastante levar uma quantia em dólar para conseguir trocar mai fácil, então levei 100,00 dólares, (a cotação do dólar na época estava 2,30 para o real, acreditem hahahha) e o restante do dinheiro cerca de 3.000,00 (três mil reais), levei no Visa Travel Money.
A moeda da África do Sul é o Rand e na data da viagem 02/2014, 1,00 real estava valendo 4,00 rands, 1,00 dólar estava valendo 10,00 rands.

VISA TRAVEL MONEY




Bom para começar a consultora da agência que eu fechei o intercâmbio não soube me explicar direito como eu desbloqueava o cartão e depositava o dinheiro. (Quase arranquei meus cabelos de desespero).
Então na semana de embarcar eu desesperada perdi 2 noites de sono tentando resolver essa questão. Por fim consegui fazer tudo faltando 3 dias para embarcar. Amém senhor.
Só recomendo levar o visa travel caso sua viagem seja longa e o local tenha fácil acesso á caixas eletrônicos para sacar, porque ficar usando como debito custa IOF a cada uso, sacando você também paga IOF, mas você pode sacar uma grande quantidade de três em três dias e deixar na mala (se o local que você se hospedar for seguro claro).

PASSAGEM

Comprei minha passagem por conta própria e de uma maneira bem ousada, comprei todos os trechos separados porque como fevereiro na áfrica é alta temporada a passagem estava um pouco além do que eu havia pesquisado.
A passagem foi comprada 2 semanas antes de eu viajar(não façam isso jamais), eu me enrolei mesmo.
Os trechos são: RIO (GIG) X SP (GRU) X JOANESBURGO (JNB) X CAPE TOWN (CPT).
Total de 13H de voo.
Paguei 3200,00 reais.



O EMBARQUE

A despedida é sempre de muita emoção né galera? Mas como foi rapidinho só 1 mês a gente consegue ficar bem.
Essa viagem foi a minha segunda viagem internacional, porém, minha primeira viagem sozinha, eu e eu, sem saber o que me esperava. Mas essa sensação do desconhecido me fascina eu amo esse sentimento de frio na barriga, de descoberta.
Agora imaginem meus pais, me vendo com 19 anos cruzando o oceano, sozinha, sem ninguém pra me ajudar em nada? Sinistro pra eles né? Hahaha Mas graças a eles mesmos eu sempre fui muito independente e sempre me virei com as minhas coisas.



Voô de SP x Joanesburgo.


DICAS

Então galera, para que vocês possam organizar um intercâmbio precisam levar muitas coisas em conta, tais como:
- escolha do local, onde seja o seu sonho e não porque é o que tem.
- clima do local de acordo com o seu gosto.
- o peso que a moeda local tem.
- segurança do lugar.
- a língua que quer aprender (isso é óbvio né rsrsrs)
- se precisa ou não de visto (solicite o visto antes de pagar o intercâmbio por favooor, porque se seu visto for negado a agência não vai devolver seu dinheiro)
- fazer um roteiro do que tem pra fazer na cidade e entorno.
- programar a grana para os pontos turísticos e as comprinhas, claroooo.

Ir sozinho é necessidade, permanecer sozinho é uma escolha.
Galera boa demaaais, vínculos que levo no coração até hoje.


Galera, essa foi minha experiência na organização do meu intercâmbio, fiquem ligados que jájá irei lançar no blog tudo que vivi por lá.
Obrigadaaa.
Segue lá @karenvieraa @viagensentrenos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mochilão Bolívia - Parte 01

Roteiro 3 dias em Boston - Estados Unidos 🇺🇸

Quer acampar com glamour? Conheça 9 glamping pelo mundo!